O processo judicial tributário é a expressão que traduz o direito tributário em juízo, isto é, o processo a se desenrolar visando à composição da lide. O referido processo é de suma importância à área tributária, sendo utilizado para garantir que a lei seja devidamente observada e aplicada pela administração, de forma a prevalecer à legalidade nos atos do Fisco, ofertando segurança na relação deste com o contribuinte.
São as principais ações do contribuinte:
– Ação declaratória de inexistência de relação jurídica tributária;
– Ação anulatória de lançamento tributário (ou débito fiscal);
– Mandado de segurança;
– Ação de repetição de indébito;
– Ação de consignação em pagamento;
– Ação monitoria.
Por sua vez, o Fisco pode buscar a tutela jurisdicional quanto detentor do crédito, utilizando-se do processo de execução fiscal ou do processo cautelar, visando assegurar o pagamento posterior.
Portanto, o Advogado Tributarista, irá propor a ação judicial que vise garantir os direitos do contribuinte, assim como, promoverá a defesa nas ações propostas pela Fazenda, seja execução ou cautelar fiscal.
Advogada tributarista em Alagoas, OAB/AL 14004, formada no Centro Universitário CESMAC, especialista em defesas administrativas e judiciais, recuperação de créditos e planejamento tributário.
Fale conosco, estamos on-line.
Laryne Sabino - Advogada Tributarista